Acabou o carnaval... E você ainda continua fantasiado de estresse? Você conseguiu descansar, depois da folia? Ou não conseguiu rela...

A SÍNDROME FANTASIADA DE ESTRESSE-SÍNDROME DE BURNOUT

By | 06:33:00 Leave a Comment
sindrome-de-burnout-esgotamento-profissional


Acabou o carnaval... E você ainda continua fantasiado de estresse? Você conseguiu descansar, depois da folia? Ou não conseguiu relaxar de forma alguma?
Você anda com um estresse simplesmente aterrorizante?
Saiba que isso tem nome, sobrenome e tratamento!

A Síndrome de Bournout também conhecida como a “síndrome da exaustão ou do esgotamento profissional” atinge 30% dos brasileiros dos mais de 100 milhões de trabalhadores. (Segundo estimativa da Internacional Stress Management Association (Isma)).

sindrome-de-burnout-esgotamento-profissional
Não há férias, feriados, passeios que consiga fazer você melhorar, principalmente se no final do descanso você precisa voltar para o ambiente de trabalho!





Pode atingir qualquer profissional, de qualquer área...Porém, os profissionais mais comuns atingidas estão na área da saúde, educação, assistência social, recursos humanos, bombeiros, policiais, jornalistas, publicitários e marketing; e mulheres que enfrentam jornada dupla de trabalho.

Grande causa dos afastamentos do trabalho, mesmo que a princípio não se tem o diagnóstico é a síndrome, dentro desse processo de afastamentos cada vez mais constantes e mais longos, até chegar a um tratamento adequado, muitos entram em uma estafa, que ocasiona o abandono do emprego.

O fator mais difícil, é aceitar a sensação de impotência diante do problema, e depois de sofrer essa síndrome, dificilmente se consegue se adaptar a outros ambientes de trabalhos, mesmo que de áreas diferentes.

Muito difícil, também é lidar com o preconceito e piadinhas dos “colegas de trabalho”, que usa da falta de conhecimento do problema e outros, infelizmente.por maldade mesmo! 
sindrome-de-burnout-esgotamento-profissional


O mais recomendando é identificar os sintomas, procurar um profissional e iniciar o tratamento.
A pratica de exercícios físicos e lazer na vida cotidiana pode auxiliar o não aparecimento da Síndrome de Burnout.

Segundo Drauzio Varella:

Sintomas: O sintoma típico da Síndrome de Burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.

Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

Diagnóstico: O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho.

Respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também ajudam a estabelecer o diagnóstico.

Tratamento: O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas. 

Tem dúvidas, deseja iniciar esse pós carnaval com outras oportunidades reais de “salvamento” desse estado do Burnout? Faça contato! 
sindrome-de-burnout-esgotamento-profissional

 Se conheça, se cuide, se trate...

Bom início de ano! Bem-vindo Março!!!


Beijus gigantes

Por Durcce Domeneghetti
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: