Dentro do crescente e rápido acesso
a informação, da comunicação empresarial interna e externa de qualidade; que
vai de propagandas impressas as distribuídas nas redes sociais, nos buscadores
dos sites
pesquisa, nos apontamentos e direcionamentos do Google, no marketing de conteúdo, nas crescentes produções de propagandas nos vídeos e Podcasts; acessada de forma viral ou campanhas
pagas; não é necessário usar de muitos argumentos para dizer a você que
comunicar é preciso!
Na década de 50 a 80 existiu um comunicador
de sucesso “Chacrinha”; no seu programa de auditório ele presenteava os
calouros que não se apresentavam bem com um troféu que era uma fruta “o abacaxi”
e ele tinha uma frase que marcou sua personalidade “Quem não se comunica se trumbica” ... E permanecendo no auge do
sucesso por 4 décadas, provou que desempenhou bem o seu papel de comunicador de
sucesso.
A intenção é mostrar que uma das
atitudes de quem já incorporou esse fenômeno chamado empreendedorismo além de
ressaltar a necessidade de aprender a planejar; a mente empreendedora precisa
saber que depois de planejar detalhadamente suas ideias é necessário se
debruçar sobre um plano de comunicação.
Um empreendedor; precisa ter
claro quais são os objetivos do seu empreendimento, e depois partir para o
processo de ação. Pense aonde você quer levar sua marca e quais técnicas irá
usar para trilhar os caminhos de comunicar a mesma; identificar seu público é
essencial para definir as ações e suas ferramentas.
Existem várias ferramentas para
que você possa aplicar o plano de comunicação, algumas das mais usadas são:
ü
Pesquisa de mercado;
ü Merchandising;
ü Propaganda;
ü Marketing
direto;
ü Assessoria
de imprensa;
ü Gerenciamento
de redes sociais;
Importante também definir quem irá executar seu plano de comunicação.
Essa escolha irá agregar ao seu plano valores assertivos, esse profissional além
de executar também poderá ajudá-lo a entender as melhores ferramentas para
atingir seu público.
Afinal, você não vai querer ser presenteado com um “troféu abacaxi”,
por não ter uma boa execução do seu plano de comunicação.
Comunicar é preciso... Comunicar bem é essencial!
Por Durcce Domeneghetti
0 comentários: