Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e ...

PODER DE COMUNICAÇÃO DOS PODCASTS

By | 07:11:00 Leave a Comment
PODER DE COMUNICAÇÃO DOS PODCASTS


Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído.

A palavra é uma junção de Pod-Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda) retirada de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", frequentemente em arquivo formato MP4 ou disponibilizado em sites de streaming como o Youtube.

O termo "podcast" é creditado a um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro de 2004, mas, nesse primeiro momento, o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS, o que só aconteceu em setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.

O primeiro podcast do Brasil foi o "Digital Minds," de Danilo Medeiros, em 21 de outubro de 2004. O podcast falava sobre tecnologia em geral. O podcast brasileiro mais popular é o "Nerdcast" do site "Jovemnerd. (Informações retirada do site Wikipédia).



Nos meados de 2005 à 2006, houve uma febre de Podcasts, sem muita continuidade, poucos permaneceram... E o que vemos no momento são Podcasts muito bem elaborados, com edição e roteiro profissionais; feitos com segmento em diversas áreas, uma opção que algumas empresas já estão usando é o podcast como comunicação interna, observaram que esse canal de comunicação interna, tem forte poder de comunicação e atraindo melhor a atenção de seus colaboradores.

Essa forma de poder de comunicação dos Podcasts, além do crescimento bem atrativo para comunicação empresarial interna, também vem chamando atenção de empreendedores que oferecem serviços, os negócios locais em determinados bairros comerciais em São Paulo estão preparando produção conjunta, visando propaganda e divulgação de suas lojas. Super interessante além de movimentar a distribuição de áudios, exercitam patrocínios comunitários fortalecendo o micro empresário e barateando o serviço de produção, por que o investimento é dividido entre os comerciantes.

As ferramentas de comunicação que usam os meios da internet para divulgação tem essa característica sempre inovadora e de ampla aceitação, por ser de fácil acesso e excelente para facilitar sua vida, um dos motivos citados pela maioria das pessoas que estão baixando os Podcasts são os de poder ouvir, estudar, se informar enquanto enfrentam o transito diário; inclusive áudio books também estão sendo bem procurados principalmente por universitários que tem uma jornada diária bem acelerada.

Uma outra ferramenta que está agregando poder de comunicação dos Podcasts é o WhatsApp, são inúmeros Podcasts enviados através dessa ferramenta, em grupos tanto familiares, de amigos e empresariais.

Fique atento as inovações e a qualidade incrível desse serviço que vem agregar valor a nossa comunicação!


PODER DE COMUNICAÇÃO DOS PODCASTS
Por Durcce Domeneghetti

Você também me encontra no SoundCloud Só clicar no ícone a direita da página

Dropbox:

https://www.dropbox.com/home?preview=DuPODCASTS-2+PERGUNTAS+NECESSARIAS.mp3  



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: