Podcast é o nome dado ao arquivo
de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter
imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado
via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à
forma em que este é distribuído.
A palavra é uma junção de
Pod-Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda) retirada de
iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo
chama-se "videocast", frequentemente em arquivo formato MP4 ou
disponibilizado em sites de streaming como o Youtube.
O termo "podcast" é
creditado a um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro de
2004, mas, nesse primeiro momento, o termo não se referia ao formato de
transmissão com RSS, o que só aconteceu em setembro daquele ano, quando Dannie
Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.
O primeiro podcast do Brasil foi
o "Digital Minds," de Danilo Medeiros, em 21 de outubro de 2004. O
podcast falava sobre tecnologia em geral. O podcast brasileiro mais popular é o
"Nerdcast" do site "Jovemnerd. (Informações retirada do site Wikipédia).
Nos meados de 2005 à 2006, houve
uma febre de Podcasts, sem muita continuidade, poucos permaneceram... E o que
vemos no momento são Podcasts muito bem elaborados, com edição e roteiro
profissionais; feitos com segmento em diversas áreas, uma opção que algumas
empresas já estão usando é o podcast como comunicação interna, observaram que esse
canal de comunicação interna, tem forte poder de comunicação e atraindo melhor
a atenção de seus colaboradores.
Essa forma de poder de
comunicação dos Podcasts, além do crescimento bem atrativo para comunicação
empresarial interna, também vem chamando atenção de empreendedores que oferecem
serviços, os negócios locais em determinados bairros comerciais em São Paulo estão
preparando produção conjunta, visando propaganda e divulgação de suas lojas.
Super interessante além de movimentar a distribuição de áudios, exercitam patrocínios
comunitários fortalecendo o micro empresário e barateando o serviço de produção,
por que o investimento é dividido entre os comerciantes.
As ferramentas de comunicação que
usam os meios da internet para divulgação tem essa característica sempre
inovadora e de ampla aceitação, por ser de fácil acesso e excelente para
facilitar sua vida, um dos motivos citados pela maioria das pessoas que estão
baixando os Podcasts são os de poder ouvir, estudar, se informar enquanto
enfrentam o transito diário; inclusive áudio books também estão sendo bem
procurados principalmente por universitários que tem uma jornada diária bem
acelerada.
Uma outra ferramenta que está
agregando poder de comunicação dos Podcasts é o WhatsApp, são inúmeros Podcasts
enviados através dessa ferramenta, em grupos tanto familiares, de amigos e
empresariais.
Fique atento as inovações e a
qualidade incrível desse serviço que vem agregar valor a nossa comunicação!
Você também me encontra no SoundCloud Só clicar no ícone a direita da página
Dropbox:
https://www.dropbox.com/home? preview=DuPODCASTS-2+ PERGUNTAS+NECESSARIAS.mp3
Dropbox:
https://www.dropbox.com/home?
0 comentários: